
Saiba mais sobreCompetências colaborativas em gerontologia: perspectivas de graduandos da saúde
Introdução: A discussão sobre a grade curricular dos cursos da área da saúde torna-se relevante para a proposição de estratégias de ensino que promovam o desenvolvimento de habilidades colaborativas. Tal condição possibilitará uma mudança na cultura de atenção à saúde, principalmente, para as demandas da pessoa idosa.
Objetivo: Avaliar as competências colaborativas adquiridas por graduandos em uma disciplina de gerontologia.
Método: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição de uma universidade pública, que cursaram uma disciplina optativa com enfoque interprofissional, em 2019. A coleta de dados incluiu a realização de um grupo focal e a aplicação de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo.
Resultados: Nove alunos avaliados relataram o desenvolvimento de competências colaborativas, como trabalho em equipe, comunicação eficiente e planejamento de cuidado integral à pessoa idosa.
Conclusão: As expressões individualizadas dos alunos participantes deste estudo nos fazem acreditar que a aprendizagem interprofissional se qualifica como uma oportunidade para desenvolver as competências colaborativas.
Palavras-chave: Relações Interprofissionais; Aprendizado; Comunicação Interdisciplinar; Ensino superior.