A lidocaína é um anestésico usado como plano B no tratamento da arritimia cardíaca (conforme diretrizes da ESC 2018) e na diminuição de dor local. No entanto, o uso do medicamento aumenta a sensibilidade do paciente na injeção, causando dor durante a aplicação. Uma nova técnica está em fase de testes para a diminuição da percepção de dor no procedimento médico.

Tai Chi Chuan diminui 58% nos riscos de quedas em idosos

Na terceira idade, os indivíduos estão mais propensos às quedas. Os fatores de risco são diversos, desde a perda de massa muscular, enfraquecimento dos ossos em decorrência da osteoporose, alterações nos padrões de atividade cerebral, etc. O tratamento para evitar quedas da própria altura (QPA) em idosos mais aceito e recomendado é a prática de exercícios multimodais que combinam aeróbica, fortalecimento corporal, exercícios de flexibilidade e de equilíbrio.

Seguir cinco hábitos de vida saudáveis pode aumentar a expectativa de vida em uma década ou mais 

Manter cinco hábitos saudáveis - comer uma dieta saudável, fazer exercícios regularmente, manter um peso saudável, não beber muito álcool e não fumar durante a vida adulta pode acrescentar mais de uma década à expectativa de vida 

A depressão em idosos é algo comum e muitas vezes não diagnosticado . Suas consequências de forma indireta levam à incapacitação e ao prejuízo funcional, com riscos aumentados de hospitalização e maior utilização dos serviços médicos. Diante desses fatos, torna-se evidente que não é possível considerar a depressão no idoso uma simples conseqüência "natural" do envelhecimento, mas um problema de saúde que deve ser tratado.